desenhar


Aqui, o desafio é que todos os amigos e parceiros presentes no 'FAZER ALDEIA' possam ajudar a construir o cenário do palco, transportando a metáfora de que, passo a passo e com o contributo de todos, conseguimos erguer projetos com significado, pertença e energia empática de propagação das 'sementes de mudança' que queremos ser no mundo - até ao 'mais alto' de cada um de nós.


Assim, convidámos o artista plástico e mui querido amigo Francisco Pinheiro, para dialogar com todos relativamente a este desafio, dando algumas dicas do que poderão fazer com uma simples caixa de cartão - que sobrou dos presentes de natal, que jaz esquecida a um canto, que se amontoa num qualquer ecoponto azul. Não vale adquirir uma caixa nova! O desafio é procurar e encontrar 'a caixa', que já existe e que encaixa como bloco perfeito, como pedra peciosa, no erigir desta primeira parede da casa. Porque juntos somos... Um sonho MAIOR!
 
Esta pode também ser uma ideia para animar o teu serão de Passagem de Ano ;)
 
 
Caros amigos:

Gostaríamos de propor a todos os participantes um pequeno desafio, que irá resultar numa criação conjunta do cenário para o evento 'Fazer Aldeia’ - que como sabem se realizará no sábado 12 de janeiro, pelas 16h, no Auditório Camões, em Lisboa.

Sendo cada um de vós agentes de mudança na construção de um mundo que todos partilhamos, pensámos que a melhor forma de ilustrar esta ideia seria cada um intervir plasticamente (pintar, desenhar..) sobre uma caixa de cartão - e desse modo formar uma arquitectura conjunta das vossas diferentes visões.

Cada uma das vossas caixas funcionará então como um “bloco” e, como tal, terá que se juntar a outros blocos, para se poder formar uma construção, o nosso cenário, a nossa 'Casa de Pax'.

Pedimos então que pensem naquilo que vos motiva enquanto agentes de mudança - transformação, renovação, amor, partilha, comunidade, justiça, natureza, etc... - e como poderão traduzir visualmente esse sentimento.
 
Sugerimos os seguintes materiais e abordagens para que possa facilitar a vossa intervenção plástica:
  • Pintura: tintas acrílicas ou de guache / gestualidade, plasticidade, mancha, cor, abstração.
  • Desenho: canetas de feltro grossas / expressão gráfica, linha, ritmo, geometria, padrão.
  • Colagem e recorte: a partir de revistas, jornais, tecidos / associação e apropriação livre de imagem.
Ter em conta que:
  1. Para ter alguma visibilidade, as caixas deverão ter alguma dimensão - recomendamos aquelas que são usadas normalmente para as mudanças de casa. Não existe tamanho único, pois não é necessário que sejam de tamanho igual.
  2. Será mais fácil intervir na caixa de cartão na sua forma aberta/ espalmada - e só depois dobrá-la formando o tal 'bloco'.
  3. O vosso cartão/ bloco irá fazer parte de um todo maior, criado por todos os participantes - sintam esta energia quando estiverem a intervir na vossa caixa.
As caixas deverão ser entregues à chegada ao evento, estando uma equipa destacada para as receber. Lá, serão depois dadas indicações relativamente ao momento em que cada um irá subir ao palco para colocar a sua intenção numa construção-sonho que se desenhará à medida que o evento progride.
 
Esperamos poder contar contigo nesta criação conjunta.

Pedimos que confirmes a tua participação para os contactos da organização.
 
 
Saudações FAZER ALDEIA,
do Francisco Pinheiro
e de toda a Equipa!
 

Mensagens populares